domingo, 19 de setembro de 2010

Mulheres comandaram o desfile cívico de emancipação de Feira de Santana

A capitã Leila Aragão e a tenente Isa Carla foram destaques no comando do desfile pelos 177 anos de emancipação da cidade.


Reportagem Especial
Ney Silva

 O desfile cívico militar de emancipação política dos 177 anos de Feira de Santana, realizado na manhã do último sábado (18/9) teve um brilho especial: As mulheres.Elas estavam presentes em todos os detalhes, desde a coordenação, a colocação das crianças em forma, no deslocamento e os grupos dos soldados recém formados pelo 1º BPM também tiveram o comando de duas mulheres.

 
Foi uma festa bonita, mas não teve tanta participação de público como em 07 de setembro, data da Independência do Brasil. Mas vale ressaltar que o comércio funcionou normalmente. Na Avenida Getúlio Vargas local do desfile apenas quem seguia em direção ao centro da cidade teve que escolher outras ruas porque o trânsito foi interrompido.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o desfile foi coordenado pela professora Lélia Fernandes. Ela informou que a cada ano há um esforço de se reunir o maior número possível de entidades. Este ano foram 23 que saíram ás ruas incluindo escolas públicas, academia feirense de letras, guarda municipal, um pelotão do exército e grupamentos com os novos soldados da Polícia Militar.

As escolas abordaram temas diversificados na homenagem á cidade. Umas focalizaram a própria história da cidade e outras, temas transversais como meio ambiente. Grupos filantrópicos também foram ás ruas, como o Ganga Zumba e o grupo Afro Nelson Mandela.


Em todo o trajeto do desfile as mulheres eram maioria na organização das alas das escolas. A escola municipal do Parque Brasil dirigida pela Creche do Tio Jonas foi quem saiu com o tema Meio Ambiente. Material de reciclagem como papelão e até latinhas de cervejas foram usadas como instrumentos para dar visibilidade á preservação da natureza.

 
O desfile iniciado por volta das 9H 30min foi comandado por duas mulheres que estavam á frente das tropas: A capitã Leila Aragão e a 1º tenente Isa Carla que trabalham no CPRL- Comando de Policiamento Regional Leste. A idéia de deixar o desfile no comando das duas oficiais foi do coronel Hélio Alves Gondim, defensor de renovação contínua da instituição com objetivo de valorizar o policial militar.




Com 12 anos na instituição, a capitã Leila, disse que este fato de uma Mulher comandar um desfile é normal em Salvador, mas em cidades do interior sempre chama atenção das pessoas. “A mulher entrando na policia é uma modernidade porque na Bahia principalmente não existia isso. Esse ingresso da mulher marca um novo sentimento pela sensibilidade que ela tem em resolver os problemas”, afirmou.



Leila Aragão informou que ela e a tenente Isa Carla não são de Feira de Santana e ao comandarem o desfile se sentiram acolhidas pelo povo da cidade. “foi uma felicidade muito grande estar á frente da tropa dessa briosa Policia Militar”, concluiu.
 
No palanque oficial instalado no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas algumas autoridades prestigiaram o evento. O prefeito Tarcizio Pimenta, destacou a participação de pais, de estudantes e de pessoas de um modo geral enaltecendo a grandiosidade de Feira de Santana. “As crianças gostam de desfilar, de participar porque é um evento muito bonito e agradável. Quero parabenizar os organizadores desse desfile”, afirmou.

Com quase 600 mil habitantes o município de Feira de Santana é o segundo mais populoso da Bahia. Sua vocação comercial é cada vez crescente e nos últimos cinco anos o setor da construção civil vem empregando muita gente. São dezenas de novos conjuntos residenciais construídos ou em fase de construção o que vem aumentando em muito também a demanda de novas faculdades com cursos presenciais e á distancia. Salve! Salve! Ó gloriosa Princesa do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de credenciamento de bandas para Micareta será publicado nos próximos dias 14/1/2019, 15:59h Conforme já foi anunciado pela Sec...